O movimento dos consumidores nas lojas do país cresceu em 2013, segundo pesquisa da Serasa Experian. O aumento foi de 5,2% em relação ao ano anterior – o menor ritmo de crescimento da atividade varejista em 10 anos.
“De 2004 a 2012, o menor crescimento da atividade varejista havia ocorrido em 2009 (alta anual de 6,1%), ano que foi marcado pela recessão do primeiro semestre devido aos impactos adversos da crise financeira internacional, eclodida a partir de setembro de 2008”, diz a Serasa, na pesquisa divulgada nesta quinta-feira (9).
Na avaliação dos economistas da Serasa, o menor desempenho da atividade registrado no ano passado ocorreu devido à alta das taxas de juros, do aumento da inflação e da queda da confiança dos consumidores.
Entre os setores do comércio, os maiores aumentos partiram das vendas em supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (6,4%) e de combustíveis e lubrificantes (4,5%).
As lojas de veículos, motos e peças também cresceram, mas em ritmo menor, de 3,8%, seguidas pelo comércio de material de construção (3,7%), de tecidos, vestuário, calçados e acessórios (3,3%) e das lojas de móveis, eletroeletrônicos e informática (3,1%).
As vendas de Natal dos shopping centers do país também cresceram menos em 2013. O aumento foi de 5%, na comparação com o ano anterior, segundo a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop).
Considerando o mesmo número de lojas, no entanto, foi o pior Natal em cinco anos, segundo o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun. Isso porque, diferentemente dos anos anteriores, a pesquisa atribui o avanço de 2013 ao crescimento do número de lojas – não ao aumento no volume das vendas.
Fonte: G1