Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) registraram números alarmantes de acidentes e mortes no trânsito no último ano. Somente entre o Natal e Réveillon de 2013 foram 925 acidentes, com 703 feridos e 44 mortos. Por isso, o Governo do Paraná e o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) começam a veicular nesta semana uma campanha educativa para a valorização da vida.
Utilizando a estética de documentário, os roteiros elaborados contam as histórias de três pessoas, cidadãos reais com dramas particulares, mas em comum o fato de estarem à espera de um doador compatível para transplante de órgão.
Os personagens Luiz Carlos (há quatro anos aguardando um doador compatível de fígado), Carmen e Willian (ambos esperando por um doador compatível de rim) mostram as suas batalhas cotidianas pela vida. Em paralelo, defendem uma postura paciente, prudente e consciente no trânsito.
“É uma campanha forte, porque permitiu trabalhar dois temas muito relevantes numa mesma ideia. Ao mesmo tempo em que alerta para os perigos do trânsito, como o uso de álcool, velocidade e transporte inadequado de crianças, reforça o apelo para aumentar o número de doadores de órgãos”, diz o vice-presidente de criação do Grupo OM, Renato Cavalher.
A campanha tem veiculação prevista até o último dia de janeiro.
Fonte: Portal Bem Paraná