Considerado um dos maiores estelionatário no Nordeste, José Felipe Furtado, de 51 anos, foi preso esta semana, em sua residência no bairro dos Bancários, em João Pessoa (PB). Ele é acusado de aplicar golpes em Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Minas Gerais.
De acordo com informações da Polícia Civil da Paraíba, o esquema de José Felipe foi descoberto após o Detran (PB) ter recebido denúncias de que o acusado estaria falsificando Carteiras Nacional de Habilitação (CNH).
Mas, ao chegar à residência do acusado a polícia encontrou um esquema de estelionato com ramificações em outros estados.
Ainda segundo a PC, o acusado utilizava documentos falsos para abrir empresas e adquirir empréstimos. Na casa de José Felipe, as polícias Rodoviária Federal e Civil encontraram documentos de três empresas em seu nome. Acredita-se que ele tenha alcançado a marca de R$ 1 milhão em empréstimos.
Durante as investigações, que duraram três meses, a polícia descobriu ainda que todo o valor arrecadado nos golpes era enviado a um parente do acusado – ainda não identificado – no Estado de Massachusetts, nos Estados Unidos da América (EUA).
No último golpe foi adquirido um empréstimo de R$ 300 mil no Banco Santander. Após a prisão, José Felipe foi levado para Delegacia de Defraudações, em João Pessoa e deve responder pelos crimes de falsidade ideológica e estelionato.
José Felipe, natural da Paraíba, também é acusado de ter uma empresa falsa de importação e exportação de couro. Durante as negociações com os clientes, ele vendia uma carga fictícia com nota fiscal e carimbos da Receita Federal falsos. O material nunca chegava o destino e ele tentava convencer aos comerciantes que a entrega tinha sido realizada, mas o produto havia sido extraviado no trajeto.
Fonte: Com PB Agora e G1 (Via Alagoas 24 Horas)