Edinson Canate Gonzalez, colombiano, chegou ao Brasil no último dia 14 deste mês e, ao desembarcar no porto das Docas em Belém-PA, foi assaltado tendo seu celular e dinheiro furtados. Após o assalto, sem conhecidos na cidade nem meios para entrar em contato com a família, resolveu seguir, mesmo sem rumo, até chegar no Posto da PRF de Ananindeua, região metropolitana de Belém.
Na PRF, ele informou o que havia acontecido e contou que veio ao Brasil para se casar com a namorada que havia conhecido pela internet e conseguir um emprego de condutor de máquinas pesadas, o mesmo que exercia na Colômbia. Seu objetivo com a polícia era conseguir uma carona para chegar ao destino, a cidade de Itabira, a 109 km de Belo Horizonte-MG, onde mora sua noiva, além de entrar em contatos com sua família.
Os policiais constataram que ele portava documentos verdadeiros – passaporte, identidade e CNH da Colômbia que não foram levados no assalto por estarem em outra bolsa de mão. Depois de fazer pesquisas na internet, chegaram ao perfil de Edinson no Facebook, no qual encontraram postagens da família procurando o colombiano que estava desaparecido há duas semanas, depois de ter embarcado para o Brasil.
Através do Facebook e via celular, os agentes entraram em contato com a futura esposa, Simonete Brum, e também com a família dele na Colômbia. Os policiais então providenciaram alimentação, abrigo para que ele passasse a noite enquanto não encontravam um meio de embarcá-lo para Itabira.
Além do cansaço por ter andado muito, Edinson estava com fome e muita febre e, por isso, foi medicado. Os agentes tentaram, então, levantar o dinheiro para que o colombiano pudesse chegar o quanto antes ao seu destino e, com uma coleta entre os próprios policiais, foi possível comprar a passagem para Belo Horizonte-MG.
Edinson embarcou no dia 16, com um aparelho celular, também providenciado pelos policiais, roupas e produtos de higiene pessoal para facilitar a viagem e comunicação com seus familiares. No domingo (18) pela manhã, ele finalmente conseguiu encontrar sua noiva, que o aguardava na rodoviária.
No Facebook, a família do colombiano comemorou o encontro e o fato dele estar bem.
Fonte: Jornal Hoje em Dia