A comissão especial que analisará as propostas nas mudanças de investigações policiais foi instalada na última quarta-feira (16), na Câmara dos Deputados. O Deputado Federal Subtenente Gonzaga (PDT/ES) foi eleito presidente da comissão, para a relatoria foi escolhido o Deputado Paulo Ganime (Novo-RJ).
Com a instalação da comissão e a definição dos deputados que farão a mediação das reuniões, os deputados membros da comissão poderão discutir, com convidados em audiência pública, novas formas de se trabalhar a segurança pública no país.
Uma das principais pautas a serem discutidas na comissão é a viabilidade do Ciclo Completo de Polícia como forma de aumentar a eficiência da atividade policial no Brasil.
O embrião dos debates se deu nas diversas reuniões do Gabinete Integrado de segurança pública realizadas nos últimos anos. No início de outubro, representantes das entidades-membro do Gabinete Integrado se reuniram com o deputado Subtenente Gonzaga (PDT/MG) na sede da Associação Nacional de Procuradores da República (ANPR) para discutir a formação da Comissão Especial.
A diretoria parlamentar da FenaPRF esteve presente na instalação da comissão e avaliou como positivo o início dos trabalhos. “Estaremos sempre nas discussões da comissão especial e sempre à disposição dos parlamentares para sanar as dúvidas que eles tiverem sobre os temas em debate”, afirmou Ciro Ricardo, coordenador parlamentar da FenaPRF.