Em decorrência dos inúmeros acidentes com vítimas fatais que ocorrem no perímetro urbano da BR 020, em Luís Eduardo Magalhães, Oeste da Bahia, principalmente na região do balneário do rio de Pedras, a prefeitura da cidade resolveu, por conta própria e sem autorização do DNIT, construir dois quebra-molas no local.
Para infelicidade da Prefeitura ou por sorte dos motoristas que trafegam por essa rodovia, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal passava pelo local no exato momento em que caminhões da Prefeitura se preparavam para descarregar o material que seria utilizado na confecção dos quebra-molas.
Os patrulheiros Cleiton e Limenzo informaram que não poderiam construir os quebra-molas sem uma autorização por escrito do DNIT. Houve bate boca entre secretários da prefeitura e os policiais. “Quem insistir com essa idéia vai ser preso”, sentenciou um dos policiais.
Após muita confusão, o prefeito Humberto Santa Cruz também foi para o local cobrar o direito de instalar os quebra-molas. “Não queremos que mais vidas se percam neste local. A população está cobrando providências do poder público municipal. O DNIT já foi avisado da nossa intenção. Cansamos de esperar. Quantos mais vão ter que morrer em nossa cidade, vítimas deste trânsito?”, indagou o prefeito.
O agente Cleiton informou que não podia deixar que os quebra-molas fossem instalados. “Vocês precisam de uma autorização do DNIT para isso. Quando vocês tiveram essa autorização aí tudo bem. Mas até lá não permitiremos a construção desses quebra-molas. Precisamos fazer tudo dentro da lei”.
O correto não é sair construindo quebra-molas, essas aberrações, a torto e direito, como é o caso dos quebra-molas que foram construídos no Km 30 da BR 242. Depois que foram instalados, esses quebra-molas já causaram vários acidentes com colisão traseira. O próprio policial Cleiton admite que os quebra-molas do Km 30 estão irregulares. “Só sei que lá o quebra-molas está ilegal e deverá ser retirado”, revelou.
Na tarde deste domingo, uma nova manifestação está prevista na cidade de Luís Eduardo Magalhães. A BR 020, local do acidente do último domingo, 4, deverá ser fechada.
A manifestação tem o objetivo de homenagear as últimas vítimas da BR 020, além de pedir mais segurança no trânsito do local.
Há quem acredite que amanhã poderá acontecer mais uma tentativa de construir os quebra-molas.
Há quem também acredite que até segunda-feira, a justiça dê uma liminar a prefeitura autorizando a instalação e sinalização dos quebra molas.
Fonte: Jornal Nova Fronteira