04

abr/2017

AL: Operação da PRF flagra 170 toneladas de excesso de peso em veículos de carga

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou ontem (03) um trabalho temático voltado à fiscalização dos veículos de carga, tendo como principal foco o combate ao excesso de peso. A operação, que aconteceu na BR 101, em Porto Real do Colégio, trouxe um resultado muito expressivo: cerca de 170 toneladas de carga em excesso foram encontradas em doze veículos.

As ações iniciaram às 11 horas e se estenderam até as 16 horas, próximo ao Posto Fiscal de Porto Real do Colégio. Aproximadamente 30 veículos de carga foram fiscalizados. Em 24 deles foram encontradas irregularidades, resultando em autuações, sendo que 12 delas foram por excesso de peso. O total de carga excedente registrada foi de 168.490kg. Dos 12 veículos autuados por esta infração, dois conseguiram realizar o transbordo no local, no entanto, dez veículos permaneceram retidos para posterior regularização. O maior excesso de peso individualmente flagrado foi de 22 toneladas.

Esta infração é a principal causa de danos diretos ao pavimento das rodovias brasileiras. Além do prejuízo ao erário, o veículo com carga excedente põe em risco a segurança de todos que trafegam nas vias abertas a circulação, pois compromete toda a estrutura do veículo que não foi fabricado para suportar aquele peso, causa maior desgaste dos pneus, maior consumo de combustível e aumenta a probabilidade de se envolver em acidentes.

A PRF contou com o apoio da Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas (SEFAZ) e da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (ADEAL) durante todo o trabalho.

Fonte: Alagoas 24h

COMPARTILHAR