19

mar/2014

AP: PRF faz ação para avaliar saúde de motoristas e caminhoneiros

Mais de 70 condutores foram atendidos no primeiro comando de saúde promovido pela Polícia Rodoviária Federal no Amapá em 2014. Caminhoneiros e motoristas de ônibus que trafegam a trabalho na BR-156 e na BR-210 foram o público alvo da ação que aconteceu no posto da PRF, no quilômetro 9 da BR-210. Exames e consultas foram realizados gratuitamente na terça-feira (18).

Segundo o inspetor Jefferson Oliveira o objetivo da ação é avaliar o quadro médico dos motoristas amapaenses, além de alertá-los sobre a importância da realização de exames de rotina.”Em 2013 tivemos um caso de um caminhoneiro que morreu após sofrer um infarto enquanto dirigia. A partir desta ocorrência, as ações educativas foram intensificadas para que o nosso condutor esteja em boas condições físicas e psicológicas antes de enfrentar a estrada”, explicou o policial.

Os motoristas que passaram pelo posto tiveram acesso a exames de pressão arterial, glicemia, colesterol, massa corporal, capacidade visual e auditiva, força manual e nível de sonolência. Além da realização dos exames, os motoristas foram atendidos por médicos clínicos, nutricionistas e psicólogos.

“Os hábitos alimentares, os vícios e a quantidade de horas dedicadas ao sono são fatores imprescindíveis para uma boa resistência física do condutor em longas viagens, principalmente no período noturno”, enfatizou Oliveira. Outros três comandos serão realizados pela PRF ainda este ano. As ações acontecem em parceria com o Sest/Senat.

 

Fonte: G1

COMPARTILHAR