19

jun/2017

Audiência Pública debate relação de convenção da OIT com reformas em curso

José Nivaldino defendeu o cumprimento das convenções da OIT | Foto: Sérgio Vinícius (Agência FenaPRF)

Dirigentes sindicais, representantes do Ministério Público do Trabalho e da Sociedade Civil Organizada discutiram em audiência pública na Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal, na manhã desta segunda-feira (19), a relação contraditória entre as Reformas da Previdência e Trabalhista com a convenção número 87 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que versa sobre a Liberdade Sindical e Proteção ao Direito de Sindicalização.

Representando a Federação dos Policiais Rodoviários Federais (FenaPRF), o presidente do Sindicatos do PRFs no DF (SinPRF/DF), José Nivaldino, destacou a importância de o Brasil seguir a convenção da OIT para garantir uma defesa justa das categorias de trabalhadores brasileiros. “Muitas vezes o líder sindical é penalizado por suas ações em defesa da categoria. Há uma confusão entre nossa atividade profissional e sindical. A administração não sabe fazer essa separação e as pessoas acabam sendo prejudicadas pelas suas ações no meio sindical”, afirmou o sindicalista.

A audiência pública desta manhã foi convocada e intermediada pelo vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, o Senador Paulo Paim (PT/RS). De acordo com o parlamentar, as reformas são encomendadas e bancadas pelo grande empresariado para diminuir direitos dos trabalhadores e aumentar os lucros e a relação abusiva com seus empregados e, no caso do Governo, com os servidores.

“Eles acham que acabando com o imposto sindical vão acabar com os sindicatos, mas não vão! Mesmo sem o imposto sindical obrigatório os sindicatos vão permanecer na luta. Já fui sindicalista e sei a importância destas entidades para a manutenção de direitos do trabalhadores”, afirmou Paim, referindo-se ao fato de a reforma trabalhista tirar a obrigatoriedade da contribuição sindical.

O Senador ainda destacou a importância de a sociedade se manter atenta aos assuntos que estão sendo discutidos no Senado Federal e na Câmara dos Deputados e pediu para que as pessoas cobrem de seus parlamentares eleitos uma posição em defesa dos trabalhadores. Paim pediu para que todos acompanhem a sessão de hoje da CPI da Previdência às 14h30 por meio das ferramentas eletrônicas como redes sociais e transmissões ao vivo do Senado.

Além de José Nivaldino, o vice-presidente do SinPRF/DF, José Henrique de Oliveira, também esteve no senado para acompanhar as discussões em torno das reformas.

 


A reprodução desta notícia é autorizada desde que contenha a assinatura ‘Agência FenaPRF’

COMPARTILHAR