Uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) fiscalizou os veículos que passaram pela BR-040, no sentido Rio de Janeiro, nesta segunda-feira em Belo Horizonte. Os pesados de transporte foram prioridade na fiscalização dos agentes, uma vez que a preocupação da corporação com os roubos de carga tem crescido.
Os caminhões eram parados e, além da documentação habitual, os policiais verificavam se a nota fiscal da carga correspondia exatamente ao que era transportado. Carros de passeio também passaram por revista e tiveram os número de chassi e motor conferidos. A verificação é importante porque os veículos roubados costumam ter estes dados adulterados.
Minas Gerais é o estado com a maior malha rodoviária federal do pais, e os crimes não relacionados ao trânsito aumentaram nas BRs mineiras. Entre janeiro e maio de 2012, a PRF registrou 583 casos. As ocorrências vão desde roubos de veículos a assaltos em postos e restaurantes às margens das estradas.
Durante a operação, os agentes aproveitaram para protestar. O diretor do Sindicato da PRF-MG, Vitorino Manzali Filho, considera o efetivo atual insuficiente. Segundo ele, não há agentes o bastante para dar conta dos trabalhos administrativos e cobrir a fiscalização nas estradas. A categoria exige que um concurso público seja aberto com a criação de novas vagas para agentes.


Fonte: TV Alterosa