30

set/2015

Ciclo Completo de Polícia é debatido na Assembleia Legislativa do Pará

Foto: Debate sobre ciclo completo no Pará – Assessoria Subtenente Gonzaga

A Assembleia Legislativa do Pará sediou na segunda-feira (28/09) mais uma etapa do debate sobre as propostas de mudanças no sistema de segurança pública no Brasil. É a terceira audiência pública, das 12 programadas pelos deputados federais da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, em Brasília.

O relator das emendas que propõem alterar o artigo 144 da Constituição federal, deputado Raul Jungmam, avalia que as discussões tratam da reforma das polícias no país. “Todos sabem que temos um grave problema na segurança pública, independente dos homens que atuam no setor e dão o melhor, mas os resultados não são os que os brasileiros esperam”, avalia Jungmam. “Esse debate passa principalmente pela sociedade, porque são os cidadãos que devem orientar o congresso nacional sobreo que devemos fazer”, conclui.

A Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FenaPRF) e os sindicatos filiados participaram mais uma vez do debate e defenderam a implementação do ciclo completo. As entidades foram representadas por Mário Cezar Miranda da Silva, que explicou os benefícios do ciclo completo para a sociedade. “Como o sistema de segurança pública é hoje ineficiente, é preciso usar um modelo moderno. Todos os segmentos da polícia tem atribuições específicas, mas o ciclo completo vai propor a integração, e não a unificação. O importante é que a emenda seja instituída e depois veremos como operacionalizar a mudança”, afirmou.

O deputado Subtenente Gonzaga, que também apoia o projeto, sabe das dificuldades para a aprovação, mas entende que o diálogo vai facilitar o convencimento dos colegas parlamentares e de toda a sociedade. Ainda segundo o Subtenente Gonzaga, o Ciclo Completo é o modelo que permite que uma única corporação policial execute as atividades repressivas de investigação criminal e de prevenção aos delitos e manutenção da ordem pública, ou seja, todas as polícias brasileiras poderão atuar. “Não tenho dúvidas que o Ciclo Completo é um dos temas mais polêmicos do momento. Entretanto, não tem sido fácil trazer a sociedade para este debate, mas podemos afirmar que tem uma representação importante da mesma através do Fórum de Segurança Pública. De alguma maneira temos um grande número de movimentos sociais e um Fórum que debate o assunto”, disse o parlamentar.

A próxima audiência sobre o tema será realizada na próxima sexta-feira (02/10), em Aracaju-SE. Confira o restante do calendário de debates:

5/10 – Belo Horizonte

9/10 – São Paulo

16/10 – Goiânia

19/10 – Rio de Janeiro

23/10 – Fortaleza

26/10 – Recife

Fonte: Assembleia Legislativa do Pará e Assessoria do deputado Subtenente Gonzaga

COMPARTILHAR