A “Operação Fim de Ano” da Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou dez mortes nas rodovias que cortam o Distrito Federal, entre os dias 21 de dezembro e 2 janeiro. No total, foram 137 acidentes, que deixaram 141 pessoas feridas.
Apenas entre os dias 21 e 25 de dezembro, cinco pessoas morreram. No período próximo ao Natal, foram 68 acidentes, deixando 67 feridos. O número caiu durante o réveillon, quando foram registrados 38 acidentes, 1 morte e 56 feridos.
Segundo o inspetor D. Lucas Barbosa, da PRF, a redução nas estatísticas no ano novo, numa comparação com o Natal, aconteceu por causa da mudança na Lei Seca, sancionada pela presidente Dilma Rousseff no último dia 21, tornou mais rigorosa a fiscalização sobre consumo de bebidas alcoólicas e direção.
“No Natal as pessoas não acreditaram muito na lei. No Ano Novo os motoristas ficaram mais atentos. Por isso houve mais prisão no Natal”, afirma Barbosa. Segundo a PRF, nos dias próximos ao Natal seis pessoas foram presas. No Ano Novo, foram três prisões.
A PRF não fez comparação com o mesmo período do ano anterior porque as datas festivas de 2011-2012 aconteceram em fins de semana.
Fonte: G1