01

dez/2015

Emoção tomou conta de evento realizado pela PRF para crianças com câncer no Espírito Santo

Foto: Divulgação SINPRF/ES

Amor, solidariedade, compaixão, esperança, força e coragem. Essas palavras definem a ação realizada na tarde desta segunda-feira (23) pelos policiais rodoviários federais do Espírito Santo em prol das crianças e adolescentes em tratamento e monitoramento do câncer, assistidas pela Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci).

Além de familiares, 29 crianças e adolescentes participaram do evento e puderam aprender sobre o trabalho da PRF, conhecer as novas viaturas, visitar o canil, participar do cinema e brincadeiras educativas para o trânsito, além de lanchar e se divertir muito. A ação aconteceu na Superintendência da Polícia e também arrecadou material de limpeza para a Acacci. Uma grata coincidência é que em 23 de novembro é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-juvenil, justamente a data da ação.

A presença do papai e mamãe Noel também fez a alegria da criançada que aproveitou para abraçar, tirar foto e fazer aquele pedido especial. Para Geovana Tomaz de Oliveira Biancardi, mãe do Enzzo, de 10 meses, e da Emilly, de 14 anos, em tratamento desde os oito de um câncer na fíbula direita, mas em fase de conclusão agora em dezembro, o pedido já foi realizado. “A sensação é muito boa, depois de tudo que a gente passou, agora ela está bem, dá um alívio muito grande. O Natal vai ter um gostinho de felicidade, alívio e bênçãos”, contou emocionada.

A Emilly também é só sorrisos. “Minha vida vai ser diferente, vou poder fazer mais coisas que eu não podia e estou aprendendo a andar de bicicleta”, disse tímida, mas com brilho nos olhos. Outro ponto alto do evento foi o fato de alguns policiais rasparem a cabeça em solidariedade às crianças que geralmente perdem os cabelos durante o tratamento. E foram elas mesmas que fizeram o trabalho em meio a muitos sorrisos, enquanto os adultos seguravam as lágrimas diante da cena.

Para Ana Carolina Alburquerque Cavalcanti, da Comissão Regional de Direitos Humanos da PRF e do programa de Saúde do Servidor a ação foi muito importante não só para as crianças, mas principalmente para os policiais. “Nós estamos presentes nas rodovias e estradas federais vendo tanta coisa ruim, tanto acidente, crimes e violência e hoje aqui nós pudemos tirar um exemplo de amor, de dedicação, de inocência, então eu tenho certeza que todos os policiais que tiveram aqui hoje e participaram foram muito mais agraciados, premiados e renovados pra seguir em frente e fazer um trabalho melhor e lutar por um país melhor”.

O PRF Renner aproveitou também para destacar a importância da ação. “Quero agradecer a oportunidade de participar deste evento que uniu a polícia, a sociedade e o Sindicato que representa a nossa categoria e que foi bastante proveitoso. A interação entre os policiais que realmente se engajaram, as famílias e as crianças da Acacci que estão em tratamento foi muito importante nesse processo de humanização da instituição. Sinto-me muito feliz em ter feito parte deste evento e com certeza esse é apenas o primeiro passo de uma parceria que a gente vai firmar e de agora em diante sermos mais presentes e atuantes nessa área social e humana, porque o policial também tem que estar sensibilizado com esses fatores”, concluiu.

Os interessados em doar material de limpeza para a Acacci, podem deixar as doações em todos os postos da PRF no Estado e na sede da Polícia, que fica em Bento Ferreira, Vitória (ES), até o dia 30 de novembro. Ou ainda, quem quiser, pode se tornar um doador mensal, entrando em contato com a Associação pelo telefone (27) 2125.2992 ou pelo facebook https://www.facebook.com/ACACCI. A instituição hoje, ajuda 700 crianças e jovens.

Fonte: SINPRF/ES

COMPARTILHAR