03

abr/2014

Encontro debate cenário atual e futuro da Segurança Pública no Brasil

 Diante de um cenário preocupante, com a Polícia Federal passando por uma séria crise de proporções inimagináveis e resultados imprevisíveis, um evento em Vitória-ES será palco de amplos debates sobre a Segurança Pública no Brasil. Realizado pelo Sindicato dos Policiais Federais do Espírito Santo, com apoio da Federação Nacional dos Policiais Federais, o 1º Encontro Nacional pela Inovação da Segurança Pública será promovido no dia 04 de abril, no auditório da FDV-Faculdade de Direito de Vitória. Na pauta do evento, o teor da Proposta de Emenda Constitucional 51, que propõe reestruturação das polícias no Brasil.

Longe de defender uma categoria ou envolver uma mera luta classista, o Encontro tem como objetivo promover discussões profundas sobre o tipo de instituição policial que a nação brasileira deseja, numa democracia posta e inserida num Estado Democrático de Direito. Para os organizadores do evento, o viés claramente patrimonialista, a manutenção do arcaico inquérito policial como peça de pressão, dentre outras práticas discutíveis do ponto de vista atual, demandam amplo debate, sob a pena de continuarem a comprometer a busca por uma boa prestação dos serviços relativos à Segurança Pública tão ansiada pela sociedade.

A abertura do Encontro será às 9 horas, com a palestra da Exma. Sra. Ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon. Na sequência, a palestrante participará de uma mesa sobre o tema central do evento juntamente com o Exmo. Sr. Dr. Grécio Nogueira Gregio (Juiz Estadual), a Exma. Sra. Dra. Janice Ascari (Procuradora da República), o Sr. Dr. Israel Domingos Jório (Advogado).

À tarde, a partir das 13h30, o palestrante será o Sr. Dr. Luiz Eduardo Soares, idealizador da Proposta de Emenda Constitucional n.º 51. Em seguida, será promovida uma mesa de debates com o Exmo. Senhor. Dr. Marcus Vinicius Figueiredo de Oliveira Costa (Juiz Federal), o Exmo. Sr. Dr. Gustavo Senna Miranda (Promotor Estadual), o Sr. Dr. Thiago Fabres (Advogado) e o Sr. Ms. Sidemberg Rodrigues (Gerente de Comunicação , Responsabilidade Social e Relações Institucionais da ArcelorMittal Tubarão), como representante da sociedade civil. O evento terá como mediador o Sr. Dr. Luis Antônio de Araújo Boudens (Vice-Presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais – FENAPEF).

Confira a programação do Encontro.

Fonte: Fenapef

COMPARTILHAR