25

maio/2016

Entidades aproveitam o Fórum Sindical dos Trabalhadores para apresentar reivindicações ao Ministro do Trabalho e Emprego

Foto: Agência FenaPRF

A Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais – FenaPRF, convidada pela Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB, participou nesta terça-feira (24), de reunião do Fórum Sindical dos Trabalhadores – FST, entidade que coordena as confederações nacionais. Representantes de várias confederações de trabalhadores, dentre elas dos vigilantes, dos trabalhadores em transporte rodoviário e dos auditores, além do ministro do Trabalho e Emprego, Ronaldo Nogueira, participaram do evento na sede da CSPB, em Brasília. A FenaPRF foi representada por Deolindo Carniel, vice-presidente, e Lourismar Duarte, diretor de Secretaria.

O ministro do Trabalho e Emprego defendeu uma agenda de aproximação da pasta com a classe trabalhadora e seus representantes. Em seu discurso assumiu o compromisso de não trair a classe trabalhadora. “O Ministério do Trabalho (e Emprego – MTE) não vai surpreender o trabalhador. O trabalhador será protagonista do meu trabalho”, afirmou Nogueira, mostrando que está aberto ao diálogo com o movimento sindical.

Dentro dessa proposta de trabalho, o ministro também garantiu que irá submeter às entidades sindicais as mudanças na legislação trabalhista brasileira. Com a abertura de diálogo, o coordenador nacional do FST, Lourenço Prado, afirmou que levará as reivindicações das confederações num próximo encontro, dentre elas: a reestruturação da Secretária de Trabalho; o custeio das entidades; o fortalecimento do Não à terceirização; e, a inadmissibilidade do Negociado sobre o Legislado.

O vice-presidente da FenaPRF expôs ao Ministro as preocupações da entidade e arguiu da possibilidade das futuras negociações salariais serem realizadas no Ministério do Trabalho com a possível realocação da Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão para o MTE.


A reprodução desta notícia é autorizada desde que contenha a assinatura ‘Agência FenaPRF’

COMPARTILHAR