10

maio/2012

Exigência de diploma de curso superior para ingresso na PM é derrubada na Assembleia do PR

A Comissão Especial que analisou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) alterando a remuneração por subsídio do vencimento dos policiais militares e bombeiros, conforme Mensagem do Poder Executivo, aprovou nesta quarta-feira (9), por três votos a um, o relatório do deputado Pedro Lupion (DEM), portanto rejeitando a sugestão de emenda apresentada pelo deputado Professor Lemos (PT), que previa a exigência do curso superior para ingresso na corporação.

Segundo o relator, o Governo já habilitou a Academia Militar do Guatupê para formar em nível superior, nos cursos de Bacharel em Segurança Pública e Tecnólogo em Segurança Pública, os jovens que entrarem para a corporação, não excluindo, assim, a possibilidade de ingresso na PM ou no Corpo de Bombeiros sem curso superior.

“O que estamos buscando com a liberação da exigência do curso superior é a maior eficiência na recomposição dos quadros da PM e do Corpo Bombeiros. Temos um déficit imenso de efetivo e dessa maneira podemos permitir que jovens egressos das Forças Armadas, que tanto sonham em participar das forças de segurança estaduais, possam participar”, afirmou Lupion.

Há duas semanas, o tema causou grande polêmica após o governador Beto Richa (PSDB) ter declarado que policiais com formação superior seriam insubordinados.

Os deputados Nereu Moura (PMDB) e Roberto Aciolli (PV) acompanharam o voto do relator. Já o Professor Lemos foi contrário ao relatório. Ele defende a manutenção da Emenda 29, já aprovada em 2010, que assegura o ingresso na corporação com curso superior. Para ele, o trabalho agora será feito em Plenário, durante a votação da PEC, na tentativa de rejeitar o projeto do Governo.

“Eu entendo que isso é um prejuízo para os nossos militares e também para a população paranaense, que quer a sua polícia valorizada, mais bem remunerada. Estamos na contramão do Brasil. Os estados, na sua maioria, já estão construindo carreiras de nível superior. E esta é uma vantagem que a população do Paraná teria com uma carreira superior. Por isso votei contra. Vou lutar com outros deputados no Plenário e com o apoio das entidades, para que a Emenda 29 seja mantida”, prometeu Lemos.

Fonte: Banda B

COMPARTILHAR