10

set/2012

Falta de atenção é responsável por quase 40% dos acidentes de trânsito

O trânsito lento deixa os motoristas distraídos, segundo a Polícia Rodoviária Federal. Ler placas de publicidade, trocar o cd e falar ao telefone já causaram muitos acidentes.

A falta de atenção foi responsável por quase 40% das batidas registradas nas rodovias federais em todo o país. Entre os fatores de distração, aparecem uso de celular ao volante e o choro de crianças no banco de trás.

Na prática, esse tipo de acidente pode estar relacionado até com o alimento que se consome durante a viagem. Já se sabe que o efeito de sonolência, após uma refeição, é bem mais intenso nos motoristas que preferem comida mais pesada.

“As refeições mais pesadas, com alto teor de gordura, costumam gerar depois da alimentação o que a gente chama de onda pós-prendial, ou maré alcalina. É aquela sonolência que nós temos depois de comer uma feijoada, por exemplo. Então logo dez minutos depois, essa sonolência aparece e ela dura até 30 minutos”, explica Ariovaldo Silva Júnior, neurologista.

O médico neurologista alerta que comida de menos também não é indicado pra quem enfrenta a estrada por muitas horas. “O jejum completo pode aumentar a irritabilidade. O jejum completo pode diminuir a glicemia que mantém o cérebro funcionando adequadamente. Então o ideal é levar frutas como banana, uma barrinha de cereal”.

Fonte: Jornal Hoje

COMPARTILHAR