28

dez/2023

FenaPRF assina acordo de recomposição salarial com o MGI

O acordo de recomposição salarial da categoria PRF com o Governo Federal foi assinado na tarde desta quinta-feira (28). A assinatura foi resultado de meses de negociação da categoria com o Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Os policiais rodoviários federais amargam, desde 2019, perdas salariais progressivas sem ter ao menos a oportunidade de sentar à mesa de negociação com os governantes.

De acordo com Tácio Melo, presidente da FenaPRF, este foi o primeiro passo para a Reestruturação da carreira PRF. “Com este acordo conseguimos diminuir a distância salarial que existe entre a carreira dos PRFs com outras carreiras de União que possuem atividades semelhantes à nossa”, explicou.

Trabalho em conjunto
O resultado considerado positivo foi fruto do trabalho uníssono dos representantes sindicais a nível nacional e estadual com a colaboração da categoria, que entendeu as dificuldade apresentadas na negociação, destaca-se também a colaboração constante da administração da PRF, comadandada pelo Diretor-Geral, PRF Fernando e pelo Diretor-Executivo da polícia, PRF Alberto Raposo.

“Foi uma trajetória penosa, de muito esforço e que nos custou muito caro. Vivemos dias de apreensão e sofrimento vendo colegas tendo seus vencimentos corroídos por uma inflação implacável, tendo que diminuir despesas e, muitas vezes, cortando despesas essenciais como plano de saúde, tão essenciais para quem atua numa atividade que gera diversos problemas de saúde e desgastes emocionais”, discursou Tácio Melo.

Outros pontos do acordo
Além dos avanços salariais, destaca-se outros importantes termos na negociação com o Governo Federal :
– o reconhecimento, mais uma vez, da natureza única da carreira e do cargo PRF;*
– o reconhecimento formal da Administração Federal das diferenças salariais entre as carreiras policiais da União e o esforço do governo em reduzir/eliminar essas diferenças; e
– o compromisso em revisar os entendimentos sobre a “dedicação exclusiva”, que veda atividades como o magistério e saúde por PRFs.

A FenaPRF e os sindicatos estaduais reafirmam o compromisso em continuar lutando em busca da plena valorização da carreira PRF, buscando, a cada dia, a preservação e conquista de direitos que reflitam em uma carreira sólida, forte e estruturada, à medida que um país da magnitude do Brasil merece e necessita.

COMPARTILHAR