Um dos temas em consenso entre os debatedores foi quanto a instabilidade no setor, o que pode prejudicar a sociedade, principalmente se a PEC 287/16 for aprovada no Congresso. “Esse medo da reforma da previdência pode fazer com que muitos policiais corram para se aposentarem. Hoje o nosso efetivo já conta com um déficit de 3 mil vagas. Essas possíveis aposentadorias aumentariam para 5 mil. Queremos passar a segurança, mas está sendo preocupante. Uma coisa alavanca a outra”, ressaltou Neto.
Corroborando com o discurso do PRF, Boudens acrescentou que é necessário um perfil de policial para as próximas formações, já que o fator jurisdicional tem atrapalhado em determinados pontos o andamento das ações. “Precisamos estruturar a segurança pública com pessoas com perfil policial e não servindo apenas como um trampolim de concurseiros. É algo que precisa ser remodelado, principalmente na figura humana. Não adianta ter apenas material. Isso não é o suficiente se não houver um perfil adequado”.
O debate foi organizado pela TV do Servidor, uma iniciativa da Pública Central do Servidor. A entidade promove eventos semanais que podem ser acompanhados pela web.
Acompanhe o debate completo:
A reprodução desta notícia é autorizada desde que contenha a assinatura ‘Agência FenaPRF’