20

abr/2023

FenaPRF e PRF assinam projeto PRF Amiga dos Autistas

Foi assinado ontem (19) o Protocolo de Intenções do projeto PRF Amiga dos Autistas. A formalização do início do projeto ocorreu em evento no auditório do Ministério da Justiça, em Brasília, e contou com assinatura de representantes da FenaPRF, da Polícia Rodoviária Federal da ONG Movimento Orgulho Autista Brasil (MOAB).

Na abertura do evento, o cantor João Daniel, autista, acompanhado do músico Deivid Carvalho, tocaram músicas de Michael Bublé e Legião Urbana.

O protocolo de intenções do projeto PRF amiga dos autistas foi assinado pelo presidente da FenaPRF, Dovercino Neto; o diretor-geral da PRF, Fernando Oliveira; superintendente da PRF no DF, Igor Ramos e pelo diretor-presidente do MOAB, Edilson Barbosa.

As estrelas do dia foram as crianças que estudam na Escola Classe 416 Sul. Cerca de 30 meninos e meninas autistas estiveram presentes no auditório com as professoras responsáveis. A instituição de ensino é modelo na educação de crianças autistas no Distrito Federal.

Em sua participação, Dovercino Neto, presidente da FenaPRF destacou a importância da iniciativa. “Só podemos combater preconceito com conhecimento. Precisamos levar as informações, tanto para as nossas famílias, de PRFs que têm filhos autistas, quanto para a sociedade. Estamos assinando um protocolo de intenções para agirmos, e não ficar só no discurso”, dicursou.

O diretor-geral da PRF, Fernando Oliveira, destacou as dificuldades que as pessoas com autismo enfrentam na sociedade e a forma como a capilaridade da PRF e o perfil cidadão da polícia ajudarão no combate ao preconceito e a uma maior inclusão dos autistas na sociedade brasileira.

Pessoa autista e membro da mesa de autoridades no evento, Vinícius Barbosa, estudante de direito, destacou a necessidade do tratamento com maior acesso por parte das pessoas que são diagnotiscadas. “Quanto mais novo esse tratamento iniciar, melhor. Se passar muito tempo o risco de não haver redução do quadro de autismo é muito grande”, afirmou.

O ex-deputado federal Beto Albuquerque, a deputada federal Geovânia de Sá (PSDB/SC), o deputado; Luiz Carlos Busato (União/RS) estiveram presentes e compuseram a mesa principal do dia.

COMPARTILHAR