11

set/2023

FenaPRF participa de reunião da Mesa Específica e Temporária de Negociação no MGI

Nesta segunda-feira (11), a FenaPRF participou da primeira reunião da Mesa Específica e Temporária de Negociação, realizada no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos – MGI, para tratar da reestruturação da carreira de Policial Rodoviário Federal.

Na reunião, houve a apresentação das entregas realizadas pelos PRFs à sociedade, envolvendo ações sociais, de garantia da segurança viária e de combate às organizações criminosas, além do lucro social produzido pela categoria, as competências legais e um histórico da evolução salarial. “Tivemos a oportunidade de demonstrar aos representantes do governo os resultados da atuação dos PRFs para a população, destacando que os investimentos realizados na PRF trazem um retorno muito grande ao país, estimado em mais de 14 bilhões de reais”, explicou Tácio Melo, presidente da FenaPRF.

Na oportunidade, Tácio destacou a importância do projeto de reestruturação da carreira encaminhado ao MGI ainda em junho deste ano, após protocolo pela FenaPRF junto à gestão da PRF, que apoiou e encaminhou o projeto ao Ministério da Justiça e, após aprovação, a pasta o enviou para o MGI.

Marcelo de Azevedo, coordenador regional do Centro-Oeste, destacou as atribuições e competências desenvolvidas pelo PRF, assim como as diferenças salariais entre a PRF e as demais carreiras típicas de estado no âmbito da União. “Ao longo das últimas duas décadas, o PRF avançou em várias competências, na gestão administrativa e operacional do órgão, na realização de perícia administrativa em sinistros de trânsito, como indutor de políticas públicas na área de segurança viária e segurança pública, atividades de inteligência e produção de conhecimento, porém no aspecto salarial a carreira sofreu uma desvalorização em relação às demais categorias”.

O Diretor-Geral da PRF, Antônio Fernando, afirmou a importância da valorização do maior patrimônio da PRF, seu servidor. “O governo federal tem a oportunidade de corrigir distorções históricas, demonstrando uma política real de valorização dos profissionais da segurança pública”.

Em seguida, o Secretário de Relações do Trabalho do MGI, José Lopez Feijóo, pontuou o interesse do governo federal em promover uma política de valorização dos servidores públicos e que, apesar dos grandes desafios de ordem orçamentária, está envidando todos os esforços possíveis para concretizar essa política. Ao final, informou que o governo federal irá analisar detidamente a proposta apresentada pelo sistema sindical dos PRFs, e, nas próximas semanas, irá apresentar uma devolutiva.

Além do presidente da FenaPRF e do coordenador regional do Centro-Oeste, participaram da reunião, pela bancada sindical, o diretor de comunicação e divulgação da entidade, Wanderley Alves dos Santos; e o diretor de relações de trabalho, Antônio Carlos de Lima. Pela bancada governamental, além do Secretário de Relações do Trabalho do MGI e do Diretor Geral da PRF, participou o Secretário Executivo do MJSP, Ricardo Cappelli, que tem demonstrado apoio à proposta de valorização das forças de segurança da União.

Em anexo, parte do material de apoio utilizado pela FenaPRF durante a reunião.

COMPARTILHAR