A Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FenaPRF) se reuniu nos dias 7 e 8 de maio, com representantes da Associação Nacional de Entidades Representativas de Praças Militares Estaduais (Anaspra). A reunião, realizada na sede da FenaPRF teve como objetivo estreitar os laços entre as entidades e construir uma pauta comum de reivindicações em prol da valorização dos trabalhadores da segurança pública.
Dentre os diversos assuntos discutidos, ficou notória a preocupação e a lamentação das categorias policiais, civis e militares, com o descaso dos governos estaduais e federal com as instituições e servidores responsáveis pela segurança pública no país.
O diretor parlamentar da Federação, Renato Dias, considerou que os avanços na valorização dos policiais somente poderão ser alcançados através da integração das forças das entidades classistas e da união e participação de suas categorias. “O descaso dos governos com toda a classe policial é geral, por isso, acreditamos que somente com a união massiva dos agentes de segurança pública, conseguiremos reconquistar e fazer valer nossos direitos.” destacou.
O consenso geral dos representanes foi no sentido de uniformizar e priorizar as ações para garantir a manutenção e melhorias das condições da aposentadoria especial, pois o Governo tem tratado dessa matéria de forma matreira e preocupante (PLs 330 e 554). Outro tema acertado foi efetivar a participação na regulamentação do §7º do Art. 144 da Constituição Federal, que prevê o disciplinamento da organização e funcionamento dos órgãos responsáveis pela segurança pública, de modo a garantir a eficiência de suas atividades, e tramita no Congresso Nacional (PL 1937/2007) sem que as categorias tenham sido ouvidas.
Ao final, Pedro Cavalcanti, presidente da FenaPRF, informou ao colega Pedro Queiroz da Silva, presidente da Anaspra, que a Federação está engajada e a disposição para que as duas entidades afinem o discurso e iniciem todas as medidas necessárias para defenderem e garantir os interesses comuns das categorias representadas.
Conhecendo a Anaspra
Criada em 14 de setembro de 2007, a partir da consolidação do projeto acalentado pelas lideranças organizadas nas inúmeras entidades de classe do país que englobam categorias como policiais e bombeiros militares, para o objetivo de estruturar um processo permanente e eficaz de reivindicação junto ao Governo Federal e Poder Judiciário. Um anos após a criação, a Anaspra já contava com mais de 25 entidades associadas.(www.anaspra.org.br)