Um adolescente de 14 anos foi encontrado em Rio Verde, no sudoeste de Goiás, viajando de forma clandestina em um caminhão cegonha. Ele saiu de Betim, Minas Gerais, e entrou na carroceria do veículo sem o motorista perceber. Ele rodou mais de 14 horas durante 890 quilômetros sem comer e sem beber.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o adolescente contou que não tem família e nem documentos, mas que está com 14 anos e morava nas ruas da cidade. O jovem resolveu sair da cidade sem destino à procura de uma vida melhor. “Eu perdi meu irmão, minha família e estava morando nas ruas. Lá estava ruim, todo mundo me olhava com um olhar estranho pensando que eu ia roubá-los. Eu me senti sozinho no mundo e resolvi sair. Eu quero vencer na vida, ser alguém”, disse.
De acordo com a PRF, o menino se escondeu em meio aos carros que estavam dentro do veículo. Só foi encontrado por frentistas de um posto na Lagoa do Bauzinho, distrito de Rio Verde.“Ele disse que entrou sem o consentimento do motorista e nós o encaminhamos para o Conselho Tutelar”, explica o inspetor da PRF Fábio Losi.
O Conselho Tutelar de Rio Verde agora tenta entrar em contato com o conselho de Betim para apurar se o garoto está falando a verdade e se ele não tem mesmo nenhum parente próximo. O garoto está protegido na Casa de Abrigo Temporário (Cat) de Rio Verde.
“Nós estamos esperando o contato com o conselho de Betim para sabermos o que aconteceu e resolvermos se ele volta ou permanece aqui”, explica a gestora da unidade em Rio Verde Maria Helena Moreira Costa.
O motorista do caminhão prestou depoimento e foi liberado. A direção do abrigo disse que vai matricular o adolescente em uma escola, para que ele volte a frequentar as aulas.
Fonte: G1