24

set/2014

GO: PRF resgata adolescentes que eram explorados por clube de futebol em Santa Bárbara

Foto: Divulgação PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), em parceria com o Ministério Público, o Ministério do Trabalho e o Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, deflagrou nesta terça-feira (23/09), uma operação contra a exploração do trabalho de adolescentes. O caso aconteceu no município de Santa Bárbara de Goiás, a 52 quilômetros de Goiânia.

De acordo com informações da PRF, o Comitê recebeu, recentemente, uma denúncia de que adolescentes de todo o país estariam sendo trazidos para um clube de futebol com sede em Santa Bárbara. Ainda conforme denúncia, esses jovens estariam sendo explorados e submetidos a condições degradantes.

No local indicado pela a acusação, uma equipe de fiscalização encontrou 32 pessoas em uma residência sem estrutura e condições de higiene para acolher os moradores. A inspeção também constatou que alimentação oferecida aos residentes era de qualidade ruim e, ainda, que os direitos trabalhistas dos jovens eram desrespeitados.

Segundo a PRF, os adolescentes eram trazidos de estados como Tocantins, Mato Grosso, Minas Gerais e Espírito Santo. Quase todos os jovens eram convidados para tentarem a vida em clubes de futebol, em busca do sonho de ser um jogador profissional.

Eles ficavam à disposição do clube por um tempo, onde recebiam promessas de que seriam mandados para clubes maiores, de destaque nacional, algo que na maioria dos casos não acontece. Os adolescentes eram encaminhados para outros estados e permaneciam de um lado para o outro até passarem da idade em que poderiam ser aproveitados no mercado.

Para se manter no clube, a família do jogador é obrigada a enviar uma contribuição mensal, que varia entre R$400 a R$500, recurso, que a maioria não teria condições de abrir mão, que deveria ser usado para benefício dos próprios jovens.

Os jovens encontrados na casa em Santa Bárbara, que foi fechada, foram resgatados e encaminhados ao Conselho Tutelar local e, posteriormente, devem voltar para a família. Os responsáveis pela exploração vão responder processo na Justiça.

Fonte: O Hoje

COMPARTILHAR