28

maio/2015

GO: PRF retém 50 ônibus de transporte escolar com irregularidades

Mais de dois mil estudantes têm que viajar em ônibus precários para poder estudar em Rio Verde, no sudoeste de Goiás. Durante uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na terça-feira (28), de 60 ônibus abordados, 50 foram retidos devido às irregularidades. No total, os policiais aplicaram 100 multas.

Segundo a PRF, os problemas são tanto em relação à condição do veículo quanto à documentação. Um dos motoristas abordados não possui habilitação necessária para conduzir o coletivo e, muito menos, para transportar pessoas.

“O exercício ilegal da profissão, quando o motorista não tem o curso pra efetuar esse tipo de transporte, põe em risco a vida desses estudantes tanto como quando o veículo não tem condição nenhuma de efetuar esse transporte”, diz o inspetor da PRF Fábio Losi.

Em outro ônibus abordado, havia bancos soltos e sem condições de uso. Passageiro, Jorge Neto conta que sabe dos riscos, mas esta é a única forma de ele conseguir estudar. Diariamente, ele viaja 200 km até Rio Verde. “Se não for, não tem como estudar né, tem que ser desse jeito”, lamenta.

Um dos problemas mais comuns é a falta de condições de uso dos pneus. Um ônibus, por exemplo, além de estar com os pneus carecas, não tinha estepe. “Eu tenho pneu de estepe mas emprestei pro outro, emprestei pra ele e fiquei sem. Se precisar agora eu estou a pé né, tem que chamar ajuda”, tenta explicar o motorista.

Após o flagrante, os policiais apreenderam a documentação dos veículos e os motoristas foram liberados para levar os alunos às instituições de ensino para que eles não perdessem as aulas. Depois, os condutores retornaram ao posto policial, onde foram autuados. Para recuperar a documentação, os ônibus devem ser reapresentados, regularizados, à PRF.

Fonte: G1

COMPARTILHAR