09

jul/2012

Governo federal é ‘inflexível com grevistas’, diz sindicalista

A presidente Dilma Rousseff tem sido “inflexível” nas negociações com os servidores federais em greve, afirmou o novo presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Vagner Freitas.

Os servidores estão em greve há um mês por melhores salários. A paralisação atingiu alguns ministérios e a maioria das universidades.

CUT diz que irá às ruas para defender réus do mensalão
Governo usa crise para evitar negociar com servidores em greve

“O governo está inflexível com os servidores”, disse Freitas. “Não adianta dizer que a greve é injusta e está errada. Tem de negociar.”

A pressão dos servidores tem aumentado com a proximidade do prazo para que o governo apresente sua proposta de orçamento para 2013, que vence em agosto.

O secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, principal negociador do governo com os servidores, afirmou que o cenário econômico atual tornou as negociações difíceis. “Há uma brutal incerteza”, disse.

Freitas disse estar preocupado com os rumos da economia e o impacto da crise sobre os trabalhadores. “A conjuntura econômica do governo Dilma não é a mesma do governo Lula”, afirmou. “Com crescimento menor, começa a ter de novo as ideias de ajuste, diminuição.”

A CUT tem mais de 3.000 sindicatos filiados e calcula representar cerca de 22 milhões de trabalhadores. Segundo o Ministério do Trabalho, ela reúne 36,7% dos trabalhadores sindicalizados do país hoje. A segunda maior central, a Força Sindical, representa outros 13,7%. (MC)

MARIANA CARNEIRO – DE SÃO PAULO
Colaborou FLÁVIA FOREQUE, de Brasília

UOL

COMPARTILHAR