21

nov/2013

I Seminário Sindipol/DF: Problemas, Modelos e Soluções em Segurança Pública

 

O Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal convida toda a sociedade para o I Seminário Sindipol/DF: Problemas, Modelos e Soluções em Segurança Pública, nos dias 25 e 26 de novembro, com início às 19h, no Auditório da OAB Federal (SAUS Quadra 5 – Lote 2 – Bloco N Brasília (DF).

O evento tem o intuito de esclarecer e debater o atual modelo de segurança pública no Brasil. Para tanto, especialistas e autoridade estarão palestrando e interagindo com os presentes a fim de que se encontrem soluções para as mazelas desse serviço.

A atuação recente das polícias no Brasil, os clamores das ruas, o combate à corrupção foram alguns dos fatores que promoveram a idealização da aula pública. Em especial, após a Proposta de Emenda Constitucional nº 51, de autoria do Senador Lindbergh Farias (PT-RJ), suscitaram a urgente necessidade de discutir e mudar o quadro da segurança pública brasileira.

Inscrições
As inscrições para o seminário poderão ser feitas pelo e-mail aulapublica@sindipoldf.org.br, das 10h do dia 20 de novembro até às 23h do dia 24.

É preciso enviar nome completo, data de nascimento, telefone e o dia que deseja participar, além disso, deve-se preencher o campo Assunto com Inscrição – Seminário .

PROGRAMAÇÃO

25 DE NOVEMBRO DE 2013

19h às 19h30 – Abertura: Considerações acerca de projetos de Lei e PECS (Projetos de Emenda Constitucional) com o tema segurança pública

FLÁVIO WERNECK (DF) – Presidente do SINDIPOL/DF, Escrivão de Polícia Federal, Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

19h30 às 20h – O modelo constitucional de segurança pública e seus impactos no sistema de justiça criminal brasileiro

ALEX LEUTÉRIO (SP) – Advogado Criminalista. Professor de Direito Penal. Pesquisador de Ciências Penais e Criminologia. Membro do Escritório Pereira Leutério Advogados. Membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais e Coordenador Jurídico do CESDH/SP.

INTERVALO PARA 20 MINUTOS DE PERGUNTAS

20h20 às 20h50 – A desmilitarização, o ciclo completo policial e o princípio constitucional da eficiência

PROFESSOR JOÃO ALEXANDRE (SP) – Professor e Pesquisador em Segurança Pública e políticas de prevenção ao Crime e à Violência. Coordenador Acadêmico do Centro de Estudos em Segurança Pública e Direitos Humanos – CESDH/SP. Membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais e da International Police Association – IPA.

20h50 às 21h20 – Persecução criminal: Cenário e propostas

ALEXANDRE CAMANHO (DF) – Procurador e Presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR)

20 MINUTOS PARA PERGUNTAS

APÓS AS 21h40 – COFFEE BREAK

26 DE NOVEMBRO DE 2013

19h às 19h30 – Resultado da Pesquisa: Trabalho e a Saúde dos Policiais Federais – Análise clínica do prazer e do sofrimento da categoria

ANA MAGNOLIA (DF) – Psicóloga e coordenadora do Laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho – UnB

19h30 às 20h – Desmilitarização das Polícias

GABRIEL SANTOS ELIAS (DF) – Cientista político. Mestrando do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília, onde atualmente realiza pesquisa sobre a relação entre Estado e Sociedade Civil em âmbito local. Foi assessor parlamentar da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. Faz parte do Comitê pela Desmilitarização da Polícia e da Política no Distrito Federal.

20 MINUTOS PARA PERGUNTAS

20h20 às 20h50 – Um novo pensamento em ser e fazer polícia na sociedade contemporânea

PROFESSOR CELIO EGIDIO (SP) – Oficial da Reserva da PMESP. Doutor em Direito. Professor e Pesquisador de Ciências Policias e Ordem Pública.

20h50 às 21h30 – Carreira Única – Polícia de Portugal

ARMANDO FERREIRA (POR) – Presidente do Sindicato Nacional da Polícia, Delegado ICPRA – International Council of Police Representative Association. Especialista em Ordem Pública.

APÓS ÀS 21H40 – COFFEE BREAK

Fonte: SINDIPOL/DF

COMPARTILHAR