08

jun/2015

Inscrições abertas para a 2ª Conferência Global de Alto Nível Sobre Segurança no Trânsito

Em abril de 2014, a Assembleia Geral das Nações Unidas (UNGA) na Resolução sobre a “Melhoria da Segurança Global no Trânsito” acolheu a oferta do Governo Brasileiro para sediar a Segunda Conferência Global de Alto Nível em Segurança no Trânsito. A Conferência acontecerá em Brasília-DF, Brasil nos dias 18 e 19 de novembro de 2015, na semana em que ocorre o dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito (World Day of Remembrance for Road Traffic Victims). Estima-se que a conferência reunirá cerca de 1.700 participantes, de 150 países, incluindo ministros da Saúde, Cidades, Interior, Transportes, Segurança Pública e/ou áreas correlatas à segurança no trânsito e suas delegações, e ainda representantes da sociedade civil de todos os países. As solicitações para inscrições podem ser realizadas no site do evento.

Esta Segunda Conferência se inspira e dá sequência à Primeira Conferência Ministerial Global sobre Segurança no Trânsito, ocorrida na Rússia em 2009, a qual reuniu mais de 70 ministros de transportes, cidades, saúde e interior, e 1.500 outros participantes de todo o mundo. O seu principal resultado foi uma declaração conclamando as Nações Unidas a proclamarem a Década de Ação para a Segurança no Trânsito 2011 – 2020, que tem por objetivo salvar 5 milhões de vidas nesse período. Isto é uma resposta ao grave problema de saúde pública, que tem comprometido social e economicamente os países, particularmente os de baixa e média renda.

A presidenta Dilma Rousseff, por ocasião da 67ª Assembleia Geral da ONU, em setembro de 2012, saudou “o lançamento da Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011 – 2020” e reafirmou que “o Brasil está mobilizado nas ações de proteção à vida, que assegurem a redução dos acidentes de trânsito, uma das principais causas de morte entre a população jovem do mundo”.

A Segunda Conferência que ocorrerá oportunamente durante as negociações finais da agenda de desenvolvimento pós-2015, também será uma oportunidade para os Estados-Membros trocarem informações e experiências acerca das melhores práticas em segurança no trânsito. O objetivo do encontro de 2015 é reunir ministros de áreas afins ao tema para analisar o progresso da implementação do Plano Global para a Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011 – 2020 e o alcance das metas.

Constitui um momento único para trazer um novo impulso para a Década de Ação, considerando a sua realização na metade da década, tempo de reafirmar compromissos, envidar esforços globalmente e propor novos objetivos para os próximos cinco anos, à luz de um cenário que se delineia frente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Os principais eixos para as discussões serão:

  • Principais realizações até o momento para a Década de Ação em Segurança no Trânsito 2011 – 2020
  • Os próximos passos para atingir as metas da Década de Ação em Segurança no Trânsito 2011 – 2020
  • A segurança no Trânsito rumo a 2030
  • Metas globais e indicadores segurança no Trânsito
  • Pilares do Plano Global para a Década de Ação em Segurança no Trânsito 2011 – 2020
  • Questões emergentes em segurança no trânsito

Fonte: Com informações do site www.roadsafetybrazil.com.br

COMPARTILHAR