Mais uma vez, o Carnaval dividiu a diversão das folias com as tragédias nas estradas. Pelo menos 30 morreram e 230 ficaram feridos em batidas nas rodovias que cortam Minas Gerais, entre a última sexta-feira e ontem.
A média de cinco mortos por dia pode ser ainda maior após o balanço oficial da PRF (Polícia Rodoviária Federal), que será divulgado hoje. A condição das estradas, a imprudência dos motoristas e o alto fluxo de veículos continuam sendo os grandes vilões.
“O número de carros foi maior que o esperado por causa do bom tempo”, afirma a chefe de comunicação da PRF, Fabrizia Nicolai, que estima que pelo menos 60 mil veículos saíram em direção a Vitória (ES) pela BR-381.
Se por um lado o sol animou o mineiro a pegar a estrada, a chuva foi apontada pela polícia como a responsável pelo alto número de vítimas. Em apenas três acidentes ocorridos com a pista molhada, por exemplo, nove pessoas morreram.
O congestionamento foi companhia constante do motorista. A BR-381, com saída para o litoral capixaba, registrou ontem lentidão de 15 quilômetros. A estrada chegou a ter tráfego parado por quase 20 horas sem parar.
Se o número de mortes ainda assusta, a PRF comemora a diminuição de feridos e de acidentes. O balanço parcial aponta queda de quase 50%. Fiscalização e conscientização dos motoristas são a explicação.
Fonte: Band