24

jan/2014

MG: Excesso de carga causa retenção de caminhões em Fervedouro

Nove caminhões foram retidos no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Fervedouro, na Zona da Mata, nesta quinta-feira (23), por transporte de carga excessiva. A ação ocorreu durante fiscalização de rotina. De acordo com o inspetor Marcelo Dias, da PRF de Muriaé, era um grupo de 11 caminhões que vinham do nordeste de Minas, sentido Rio de Janeiro-São Paulo, com a carga de filito, um material usado para a construção civil. “Somados todos os excessos, chegamos a 42 toneladas, cerca de quatro toneladas extras por caminhão”, disse o inspetor. Segundo o inspetor, os motoristas foram multados, mas ele não soube precisar o valor. “O cálculo é feito a partir de valores crescentes pelo excesso verificado em cada veículo”, disse.

Os caminhões foram levados para o posto da PRF em Muriaé, de onde foram liberados após a retirada da carga excedente. “A PRF está trabalhando para coibir esse tipo de infração porque danifica o pavimento, além de colocar o caminhoneiro e outros motoristas em risco. Ele ganha a mais no frete, mas é irreal porque gasta mais em pneus e combustíveis”, ressaltou o inspetor Marcelo Dias.

Além da multa para a empresa responsável pelo transporte, a ocorrência será encaminhada ao Ministério Público Federal (MPF). “Será feita uma ocorrência geral denunciando o abuso ao MPF, para apuração da responsabilidade em possível crime de dano ao patrimônio publico”, esclareceu.

Fonte: G1

COMPARTILHAR