13

jun/2014

MG: PRF de Leopoldina apreende cerca de sete toneladas de café na BR-116

Um caminhão foi flagrado na manhã desta sexta-feira (13) no Km 783, da BR-116 em Leopoldina transportando irregularmente 115 sacas de café em grãos, cerca de 7 toneladas. De acordo com o inspetor Américo Cabral, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Leopoldina, a apreensão foi realizada durante o atendimento a outra ocorrência. “A equipe estava atendendo a um capotamento sem vítima, quando um dos nossos policiais percebeu que havia irregularidade com o caminhão. A gente fez a abordagem e descobriu o problema”, disse.
Segundo ele, o motorista não tinha nenhuma documentação fiscal referente ao produto. “O veículo saiu de Alto Caparaó (MG), região de plantão de café, e seguia para o estado do Rio de Janeiro, para um local a ser apurado, onde seria beneficiado”, explicou o inspetor Américo Cabral. O motorista não foi detido.
A ocorrência foi registrada e encaminhada para a Receita Estadual. O caso também deve chegar à Polícia Civil. “A gente repassa para a agência da Receita, em Leopoldina. Eles fazem o levantamento se houve crime tributário e enviam para a apuração da Polícia Civil”, esclareceu inspetor Américo Cabral. A mercadoria, no entanto, fica retida até a regularização. “A Receita calcula a multa pela sonegação e só libera quando houver o pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e da multa”, disse o inspetor da PRF.
O inspetor Américo Cabral lembrou que a PRF realiza fiscalização permanente do transporte de cargas na região e que as denúncias podem ser feitas pelo 191. “Todas as informações nos ajudam a combater o transporte irregular nas nossas rodovias”, reforçou.

Fonte: G1 Zona da Mata MG

COMPARTILHAR