10

abr/2014

MT: Inauguração da Arena Pantanal serve como exercício simulado de segurança para a Copa do Mundo 2014

Cuiabá inaugurou na última quarta-feira (02/04) a Arena Pantanal com a partida Santos x Misto, pela Copa do Brasil. O evento serviu como exercício simulado de segurança para a Copa do Mundo 2014 e teve a atuação integrada das Polícias Militar, Civil, Federal e  Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e de Agentes de trânsito, sob supervisão da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos.

A ocasião foi uma oportunidade para colocar em prática toda a infra-estrutura investida em segurança e simular situações que ocorrerão durante o Mundial. Antes da partida, a Polícia Federal, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, simulou a segurança de uma autoridade, escoltando o Secretário Extraordinário de Segurança para Grandes Eventos, Andrei Augusto Passos Rodrigues, em todos os seus deslocamentos durante a sua permanência na cidade.

Simulado de Segurança de Autoridade – PF e PRF escoltam Secretário Extraordinário de Segurança para Grandes Eventos

A primeira partida da Arena contou com cerca de 600 homens da polícia militar, além da utilização do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, caminhão de monitoramento adquirido pela SESGE/MJ, o Centro Integrado de Comando e Controle Local, localizado dentro da Arena e do Imageador Aéreo, helicóptero equipado com câmera capaz de captar imagens à longa distância.

Centro Integrado de Comando e Controle Móvel

Com público pagante de mais de 20 mil pessoas, o evento transcorreu sem tumultos e possibilitou avaliar os pontos do plano operacional de segurança, mesmo não sendo um evento-teste da FIFA. O primeiro teste da arena para avaliar os padrões exigidos para o Mundial será realizado em 26 de abril, no jogo entre Luverdense (MT) e Vasco pela Série B do Campeonato Brasileiro.

Fonte: SESGE

COMPARTILHAR