07

abr/2021

No Dia Mundial da Saúde, FenaPRF lamenta casos de Covid-19 no efetivo

Nesta quarta-feira, 7, é comemorado o Dia Mundial da Saúde. O principal objetivo desta data é a conscientização sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida.

Neste ano, a OMS destinou como tema Um Mundo Mais Justo e Saudável. No nosso meio, o programa de Educação Física Institucional – EFI representa um importante e fundamental avanço na política de saúde para a categoria policial.

Ocorre que no período da pandemia observamos certo descaso em relação à exposição do PRF nas ações de policiamento e fiscalização. Importante destacar que foi preciso intervenção judicial a pedido da FENAPRF em algumas oportunidades, como no caso da Operação Integrada de Segurança viária 2020/2021, em virtude da grave exposição aos policiais e à sociedade, com a obrigatoriedade de realização de testes indiscriminados de alcoolemia em todos os condutores abordados. Outras grandes operações desencadeadas em estados e períodos onde havia grande número de contaminados e ocupação de leitos, com a movimentação de centenas de policiais por meio aéreo e terrestre, contribuiu para o agravamento da exposição da categoria.

No mesmo sentido, a FenaPRF solicitou formalmente ao DPRF, via Lei de Acesso à Informação, dados atualizados para acompanhar os casos de contaminação e óbito por COVID-19 no âmbito da PRF. Essas informações seriam de grande valia para auxiliar na elaboração de uma política de prevenção, acompanhamento e atenção aos PRFs e familiares contaminados. Porém, nos foi negado qualquer tipo de informação sob a justificativa de representar vulnerabilidade a proteção de informações pessoais em divulgação em ambiente diverso da PRF. Para nossa surpresa, ontem, dia 6, os dados foram publicados em uma rede social pessoal do agora ex-Diretor Geral da PRF.

O fato é que quase dois mil PRFs já foram contaminados por COVID-19, um percentual quase 4 vezes maior que a média de contaminação da população brasileira, e destes, doze perderam a vida. São números elevados que assustam, sem a devida e necessária política preventiva realizada. Ao contrário, houve a realização de diversas ações que, muito provavelmente, contribuíram para potencializar a transmissão e contaminação.

Apesar dos altos números de contaminações, o DPRF tem, ainda, dificultado a emissão da CAT – Comunicação de Acidente do Trabalho – relacionada à COVID-19, contrariando inclusive a orientação firmada pelo Supremo Tribunal Federal por ocasião do julgamento das ADIs 6342 e outras.

Enfim, nesse 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, nós, representantes sindicais, agradecemos a cada PRF que se dedica para fazer segurança pública séria e tendo atuação de destaque entre os atores que estão na linha de frente no combate ao Coronavírus, e continuaremos na defesa intransigente por melhores condições de trabalho, respeito e valorização da categoria.

COMPARTILHAR