02

nov/2016

Novembro azul: o homem como protagonista de sua qualidade de vida

A campanha do novembro azul surgiu na Austrália como uma vertente de comemorações do Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, que é realizado no dia 17 de novembro. Para estender a mobilização, teve início em 2003 ações de combate e prevenção ao câncer de próstata durante todo o mês de novembro.

O responsável por trazer a campanha ao Brasil foi o Instituto Lado a Lado pela Vida. A primeira mobilização em território nacional ocorreu em 2008 de maneira pontual. O objetivo do instituto era trazer ao país uma campanha para quebrar tabus que até hoje envolvem os exames de prevenção ao câncer de próstata.

Atualmente, a doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, somando mais de 13 mil mortes anuais, que leva ao impressionante dado de uma morte a cada 40 minutos. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), até o final de 2016, o Brasil chegará à marca de 61 mil novos diagnósticos registrados.

Na campanha de 2016, mais do que alertar sobre o câncer de próstata, o objetivo é mobilizar e conscientizar sobre a saúde integral do homem, para que vire rotina exames de prevenção e ações de melhoria da qualidade de vida. Durante todo o mês de novembro, diversas atividades movimentarão a campanha. Entre elas, estão a iluminação na cor azul de importantes monumentos e pontos turísticos espalhados pelo país, distribuição de materiais informativos, fóruns, seminários e palestras.

O melhor caminho para o combate ao câncer de próstata ainda é o diagnóstico precoce. Procure seu médico e previna-se.


A reprodução desta notícia é autorizada desde que contenha a assinatura ‘Agência FenaPRF’

COMPARTILHAR