17

jun/2019

Novos bafômetros serão utilizados pela PRF na Copa América

A Polícia Rodoviária Federal vai empregar novos bafômetros a partir do início da Operação Copa América 2019, nesta sexta-feira, no Brasil. No Rio Grande do Sul serão 22 aparelhos, mas outros devem chegar até o final do ano. Eles serão acrescidos aos mais de 120 equipamentos já utilizados na fiscalização ao longo dos cerca de 6 mil quilômetros de estradas gaúchas.

Conforme a PRF, o novo bafômetro possui dois modos de operação. Na função passiva, que serve como uma triagem para o policial rodoviário federal, ele indica se o condutor abordado fez ou não uso de bebida alcoólica antes mesmo de assoprar o etilômetro. O aparelho dispensa o uso dos bocais descartáveis e demanda menos tempo para conclusão da abordagem, o que diminui os gastos públicos e permite que mais motoristas possam ser fiscalizados, assegurando uma maior segurança viária e preservando mais vidas.

Na função ativa, o aparelho assemelha-se ao usado normalmente e afere através do sopro a quantidade de álcool existente no organismo do motorista. Quem foi flagrado em estado de embriaguez é autuado em R$ 2.934,70 e perde sete pontos, além de ter suspensa a Carteira Nacional de Habilitação.

Reprodução: Correio do Povo

COMPARTILHAR