30

abr/2012

Novos cálculos para o reajuste

A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) apresenta, nesta semana, ao secretário de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, contraproposta oficial de política salarial para o funcionalismo federal. A ideia é refazer cálculos levando em conta a inflação entre 2010 e 2011 apurada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), com percentual de 10,58%. A variação do Produto Interno Bruto (PIB) para o mesmo período (10,40%) também deverá ser considerada.

De acordo com o diretor da Condsef, Sérgio Ronaldo da Silva, o governo federal mantém o discurso de que não há disposição para apresentar proposta que envolva reajuste linear e política salarial.

“O que o Ministério do Planejamento tem sinalizado é que deve ser implantada a correção de distorções, mas não diz quando isso ocorrerá. Não há sinais claros também de que o governo apresentará propostas para outros temas em pauta como reajuste nos benefícios, incluindo auxílio-alimentação e plano de saúde, definição de data-base entre outros”, explica Sérgio Ronaldo da Silva.

Só após a apresentação da contraproposta dos representantes dos servidores é que será agendada uma reunião para continuar o debate com o governo. Participam destas reuniões representantes de 31 entidades de categorias do serviço público, incluindo três centrais sindicais.

“A expectativa da Condsef é de que o governo tenha sensibilidade já que servidores entram no segundo ano do governo Dilma com salário congelado. Nenhum trabalhador desse país passa por isso”, diz.

Fonte: O Dia

COMPARTILHAR