02

out/2017

Outubro Rosa: Momento de prevenção e conscientização contra o câncer de mama

Iniciou no último domingo (1º), o mês de conscientização contra o câncer de mama. Tal doença tem um dos mais dolorosos tratamentos, apesar do fácil diagnóstico. O Outubro Rosa serve como um alerta à sociedade, principalmente as mulheres, já que em 99% dos casos os diagnósticos são com pessoas do sexo feminino.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) alerta que há vários causadores ambientais e comportamentais para o câncer, entre eles a obesidade e sobrepeso após a menopausa, sedentarismo, consumo excessivo de bebida alcoólica e a exposição frequente a aparelhos de raio-x. Há ainda outros fatores, como reprodutivo e hereditários, que também podem ser um causador do câncer de mama, sendo que neste último caso, corresponde a apenas 5% a 10% do total dos diagnósticos, segundo o Ministério da Saúde.

A mobilização para a prevenção contra o câncer de mama deu início na década de 1990, nos Estados Unidos, durante uma corrida realizada em Nova York. Desde então, é comum observar no hábito daqueles cidadãos, o uso de algum material da cor-de-rosa, inclusive em esportes tradicionais, como o futebol americano, o beisebol e o basquete. No Brasil, a campanha iniciou-se de maneira mais efetiva em 2002.

De acordo com o Inca, os principais sinais e sintomas podem ser usados em uma simples apalpação durante o banho ou outra situação do cotidiano. Caso encontre algum nódulo (caroço) fixo, endurecido e indolor, a pele da mama avermelhada, alterações no mamilo, pequenos nódulos na região embaixo das axilas ou no pescoço, ou até mesmo uma saída espontânea de líquidos, é necessário que procure imediatamente um serviço para avaliação em um exame mamográfico. A indicação é que mulheres entre 50 e 69 anos devam fazer um exame periódico a cada dois anos.

COMPARTILHAR