22

jul/2015

PA: PRF apreende carga com 250kg de explosivos na BR-163 em Santarém

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), apreendeu na tarde desta terça-feira (21), uma carga com material explosivo na BR-163, em Santarém, oeste do Pará.  Segundo a PRF, na carroceria do veículo foram encontrados 30 metros de cordel detonante, 125 quilos de explosivos já prontos para o uso e mais 125 quilos da material para a fabricação.

De acordo com o agente da PRF, Fabrício Carvalho, o motorista transportava a carga sem nota fiscal e guia de tráfego do Exército Brasileiro. “Paramos o veículo, pedimos a documentação e fomos vistoriar, quando nos deparamos com a grande quantidade de explosivos. O motorista alegou que estava transportando o material para um garimpo”, explica.

A prisão aconteceu durante fiscalização de rotina no posto da PRF. Após uma vistoria, os agentes da PRF também constataram que a carga estava sendo transportada sem qualquer segurança, fora das normas e regulamentos de transporte de produtos perigosos, aumentando as chances de explosão e colocando em risco usuários da via.

Ainda segundo Carvalho, para fazer o transporte de explosivos é preciso ter autorização do Exército Brasileiro, uma vez que se trata de um material altamente perigoso. “Esse material é controlado pelo setor de produtos do exército. O veículo deve está todo preparado e existe toda uma recomendação de batedores e bandeirolas para transportar essa carga”.

Crime
O motorista foi detido e autuado por transporte irregular de explosivos. O crime, segundo a polícia, é afiançável e tem detenção de 6 meses a 2 anos. O suspeito tem prazo de 24h para recorrer e caso contrário, poderá ser encaminhado ao presídio da cidade.

A carga ficou retida no posto da Polícia Rodoviária na BR-316 onde será levada para a a sede da Polícia Federal (PF), que vai continuar investigando o caso. O veículo também ficou retido até a conclusão do processo.

Fonte: G1

COMPARTILHAR