Um caminhão de carga foi flagrado pela Polícia Rodoviária Federal transportando 19,28 m³ de madeira no km 229 da rodovia BR-010, em Ipixuna do Pará, nordeste do estado. O volume ultrapassou mais de 2 m³ do declarado no documento de origem florestal apresentado, o que segundo a PRF é crime ambiental e infração administrativa ambiental.
A carga vinha de Porto Grande, no Amapá, com destino à Lapão na Bahua. Segundo a PRF, o condutor assinou termo de comparecimento em juízo. O veículo e a carga foram entregues à Secretaria de Meio Ambiente de Ipixuna do Pará.
O veículo foi abordado em uma fiscalização na noite de quinta-feira (21). O condutor apresentou documento autorizando somente 16,69 m³ da carga, que era composta de madeira serrada, com perfis de viga, tábua e ripa, das espécies Louro Vermelho, Pequiá e Quarubatinga.
De acordo com a PRF, o documento de origem florestal estava irregular, conforme determinação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por estar com volume transportado diferente do autorizado.
Reprodução: G1