30

ago/2018

PB: Caminhão com 10 toneladas ilegais de mineral é apreendido pela PRF na Paraíba

Um caminhão caçamba com carga ilegal de caulinita foi apreendido durante uma inspeção da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na noite da terça-feira (28) em Junco do Seridó, no Agreste da Paraíba. Segundo a polícia, a empresa proprietária da carga não tem autorização do Ibama nem de nenhum outro órgão ambiental para exercer a atividade.

A apreensão aconteceu no KM-263 da BR-230. Segundo a PRF, os inspetores notaram o veículo transportando a carga sem a lona de cobertura e resolveram abordar o condutor. Durante a checagem, foi descoberta que a carga era de aproximadamente 10 toneladas de caulinita sem documento fiscal e pertencente a uma empresa de mineração da região.

Os inspetores realizaram consultas aos sistemas da PRF com dados do Ibama e constataram que a empresa não tem Certificado de Regularidade para o Cadastro Técnico Federal, uma autorização para exercer atividades potencialmente poluidoras.

Além disso, o motorista não foi encontrada nenhuma documentação ou licença que autorize o funcionamento da empresa junto aos demais órgãos ambientais, nem licenças ou autorizações para extração da caulinita junto ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

Segundo a PRF, a empresa pode ser indiciada por crimes de usurpação de bem ou matéria-prima da união, por executar lavra ou extração de recursos minerais sem autorização, por construir estabelecimentos, obras ou serviços potencialmente poluidores, sem licença, e por transporte de mercadoria nacional sem nota fiscal.

Fonte: G1

COMPARTILHAR