18

jul/2012

PB: MP e PRF querem evitar mortes causadas por animais soltos nas estradas

Somente no primeiro semestre de 2012, a Polícia Rodoviária Federal registrou 12 mortes nas estradas federais que cortam a Paraíba em acidentes ocasionados por animais soltos na pista. Para encontrar uma solução para esse problema, uma parceria será firmada entre o Ministério Público da Paraíba e a PRF.

Nesta terça-feira (17), foi realizada uma reunião entre o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias Criminais (Caocrim), promotor Bertrand Asfora, o coordenador do Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial (Ncap), promotor Francisco Seráphico da Nóbrega, a superintendente da PRF na Paraíba, inspetora Luciana Duarte, o superintendente substituto, Lucas Lucena, e o chefe de apoio técnico, Fernando Bruno, para discutir a parceria.

De acordo com o promotor Bertrand Asfora, o objetivo é utilizar a estrutura do Ministério Público em todo o Estado para desenvolver ações junto aos municípios que impeçam que os animais continuem soltos causando acidentes.

Ele informou ainda que uma nova reunião será marcada onde serão trazidos novos dados sobre acidentes ocasionados por animais na pista discutida a melhor solução para o caso.

Esta reunião deverá contar com a presença de representantes do governo do Estado. “Queremos juntos encontrar uma solução para atacar esse problema que atinge as estradas na Paraíba”, disse o promotor.

Dados

De acordo com a PRF, no primeiro semestre deste ano, foram registrados 115 acidentes nas rodovias e estradas federais da Paraíba devido a presença de animais na pista, resultando em 59 feridos e morte de 12 pessoas.

No primeiro semestre de 2011, ocorreram 127 acidentes, com 88 feridos e duas mortes. Em 2012, se comparado com os dados do mesmo período do ano anterior, foi registrado uma diminuição no número de acidentes e feridos.

Entretanto, o número de mortes já é superior a todo o ano passado, quando ocorreram sete mortes.

Fonte: Folha do Sertão

COMPARTILHAR