Um ônibus escolar que transportava 70 universitários foi retido na noite da segunda-feira (13) na BR-232 em São Caetano, Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do excesso de passageiros, o veículo possuía outras irregularidades como “equipamento obrigatório em desacordo com a norma”.
Ainda segundo a PRF, o ônibus – que seguia para Belo Jardim – tinha a capacidade para transportar 44 pessoas. “Ao verificar que a quantidade de passageiros excedia os 44 lugares disponíveis, a equipe notificou o motorista e realizou o transbordo das pessoas no posto da PRF, para seguirem viagem em outro veículo”, informou a assessoria de imprensa.
Durante a inspeção, os agentes também verificaram que o disco do cronotacógrafo estava em desacordo com o estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O equipamento é utilizado para registrar a velocidade do veículo, a distância percorrida e o tempo de direção do motorista.
De acordo com a PRF, o excesso de passageiros é uma infração média e prevê multa no valor de R$ 85,13. Já o equipamento em desacordo é uma infração grave e acarreta multa de R$ 127,69, conforme informou a polícia. O veículo ficará retido até as irregularidades sejam corrigidas.
Fonte: G1