Na noite de terça-feira (13), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 115 kg de maconha e 4 kg de cocaína na BR-428, no município de Petrolina, no Sertão do São Francisco. De acordo com informações da corporação, essa foi a maior apreensão realizada pela PRF em 2012 no estado. A droga foi encontrada em um ônibus que seguia de Goiânia (GO) para Fortaleza (CE). Duas mulheres e um homem foram presos suspeitos de estarem carregando o material.
Segundo a delegacia da PRF de Petrolina, não houve nenhuma denúncia. Catorze policiais estavam fazendo uma operação, com a presença de cães farejadores na região. A abordagem foi feita no km 165 da rodovia. Os agentes encontraram as drogas na bagagem dos suspeitos, que estava em um compartimento embaixo do veículo. “Foi feita uma seleção. Nós levantamos, através de um trabalho de inteligência, possíveis pontos de tráfico. A gente tem alguns veículos de interesse, e essa linha de Goiás para Fortaleza já vinha sendo investigada”, comentou o inspetor-chefe da PRF em Petrolina, Paulo Lima.
A maconha apreendida estava em quatro malas. Um homem de 25 anos natural de Goiás e uma mulher também de 25 anos, do Tocantins, foram identificados como os traficantes da droga. De acordo com a PRF, eles disseram que não se conheciam e que foram contratados para levar a maconha de Goiânia, onde embarcaram, para Fortaleza. Eles receberiam R$ 2 mil pelo serviço, cada.
Já a cocaína estava escondida sob os forros de uma caixa térmica. Uma acreana de 25 anos foi detida por ser a dona do material. Ela teria confessado aos agentes da PRF que apanhou a droga em Porto Velho (RO), e tinha como destino a capital cearense. A mulher receberia a quantia de R$ 3 mil pelo transporte da cocaína.
“Todos assumiram o crime e falaram que atuavam como ‘mula’, como a gente chama aquelas pessoas que são contratadas só para fazer o transporte da droga”, contou Paulo Lima. Os suspeitos e as drogas foram encaminhados para a delegacia da Polícia Federal (PF) de Juazeiro, no Sertão da Bahia. Eles foram autuados em flagrante por tráfico e foram levados para o Presídio de Juazeiro. A pena pode variar de 5 a 25 anos de reclusão.