21

fev/2018

PI: Ambulâncias e ônibus escolares são apreendidos em operação da PRF

Quatro ambulâncias e três ônibus que fazem transporte escolar foram apreendidos em uma operação da Polícia Rodoviária Federal na BR-316, na saída Sul de Teresina. Todos os veículos apreendidos apresentavam documentos atrasados, e alguns tinham para-brisas trincados e pneus gastos. Um dos motoristas dirigia sem ter feito o curso especializado para transporte de passageiros. Os veículos são de responsabilidade de diversas prefeituras do Piauí.

De acordo com o inspetor da PRF Tony Carlos, a operação, que aconteceu na segunda (19) e terça-feira (20), foi motivada pelo início do período letivo e mirou principalmente os veículos de transporte escolar. Além dos problemas com documentação e para-brisas trincados, os policiais perceberam falhas nos tacógrafos, aparelhos usados para registrar a velocidade dos veículos.

“Esse transporte escolar não pode ser feito sem o tacógrafo estar em perfeito estado de funcionamento. Como esses veículos tem velocidade controlada, é pelo tacógrafo que nós colhemos essas informações”, explicou o inspetor Tony.

Durante a operação os policiais flagraram quatro ambulâncias com irregularidades. Uma delas tinha pneus gastos, para-brisa trincado e os limpadores de para-brisas quebrados. Todas as ambulâncias tinham documentos atrasados, e um dos motoristas não havia feito o curso especializado para transporte de passageiros.

O inspetor Tony Carlos contou que as ambulâncias apresentavam ainda diversas multas de excesso de velocidade e ultrapassagens irregulares. As ambulâncias possuem um dispositivo legal que permite que cometam algumas infrações, mas apenas quando estiverem fazendo transporte de pacientes em situações de urgência ou emergência. De acordo com o inspetor, alguns motoristas abusam desse dispositivo.

“Até mesmo nós da PRF só podemos usar sirenes intermitentes e gozar do livre trânsito quando em situação de urgência e emergência. É um veículo que tem prioridade, mas não é absoluta”, disse o inspetor Tony.

Reprodução: G1

COMPARTILHAR