03

jul/2012

PI: Em junho, apenas médico não teve direito a fiança

A PRF divulgou alguns números do mês junho que mostram como a combinação álcool e direção se torna uma ferramenta perigosa em rodovias pelo Estado do Piauí.

De acordo com a Polícia só neste sábado (30/06), 10 pessoas foram autuadas pelo fato de dirigirem embriagadas. Dessas autuações, 4 resultaram em prisão.

O que chama atenção é dentre todos os acidentes, mesmo aqueles que causaram morte, somente o caso do médico Marcelo Martins Moura não houve direito a fiança – coincidentemente o caso no qual a mídia está mais perto. Até 28 de junho, 33 pessoas morreram nas estradas piauienses (5 delas da mesma família, acidente que envolveu o médico que ainda está preso).

A maior fiança paga foi no valor de R$ 7 mil, no caso de uma pessoa que bebeu e causou um acidente, porém a decisão fica sujeita a recurso da defesa, o que permite diminuir o valor da fiança. Motoristas embriagados provocaram 276 acidentes.

O Código de Trânsito Brasileiro prevê duas penalidades distintas a serem aplicadas pelo órgãos de fiscalização de trânsito em razão da direção sob efeito de álcool, que variam em função do índice alcoólico no organismo.

Inicialmente, quando o teor de álcool presente no organismo é considerado mediano, o infrator está sujeito às medidas administrativas que representam multa de R$ 957, retenção de veículo até apresentação de condutor habilitado e recolhimento da carteira de motorista que poderá ensejar suspensão do direito de dirigir por um ano. Caso o teor de álcool esteja bastante elevado, comprovado por bafômetro, o motorista responderá por crime de embriaguez, sendo conduzido à Polícia Judiciária.

Fonte: 180 Graus

COMPARTILHAR