05

fev/2014

PI: PRF apreende caminhões com carga irregular

Policiais Rodoviários Federais (PRF) do Grupo de Patrulhamento Tático apreenderam, na tarde desta terça (4), dois caminhões que estavam transportando carvão vegetal sem autorização do órgão ambiental e sem nota fiscal.

O primeiro caminhão era um Ford Cargo, com placa de Campo Maior/PI. Foi abordado pela PRF na rodovia BR 343, neste mesmo município. O outro se refere ao Importado KIA K2500 HD, emplacado na capital piauiense. Este foi parado no posto da PRF em Teresina. Nos dois veículos eram transportados 320 sacos de carvão, que corresponde a cerca de 50m³.

Durante a fiscalização não foi verificado infração em relação à legislação de trânsito. No entanto, quando solicitada a documentação exigida pelos órgãos do meio ambiente e fazendário restou comprovado que não portavam Nota Fiscal nem Documento de Origem Vegetal (DOF).

O Documento de Origem Vegetal é uma guia emitida pelo órgão do meio ambiente para o transporte de produtos de origem vegetal. A movimentação de produtos desacompanhada deste documento sugere irregularidade. Produto como o carvão pode ter origem a partir de desmatamento de área não autorizada, alimentando a degradação do meio ambiente.

Pelas informações colhidas durante abordagem pelos agentes da PRF, a carga que foi fiscalizada em Campo Maior é originária do município de Sigefredo Pacheco/PI. Aquela que foi fiscalizada em Teresina é produzida na zona rural deste município. Ambas se destinavam à capital piauiense para utilização em churrascarias. As cargas se encontram apreendidas no posto da PRF em Teresina e serão repassadas à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMAR/PI para análise sob o posto de vista da legislação ambiental.

Fonte: Portal Capital Teresina

COMPARTILHAR