11

abr/2013

PI: PRF apreende carregamento de madeira serrada em Picos

Um procedimento de fiscalização de trânsito pela Polícia Rodoviária Federal do posto da PRF de Picos, Km 292, da BR 316, no final da tarde desta terça-feira (9), levou à apreensão de 17,92 m3 de madeira serrada.
A madeira era originária do Estado do Pará e seria levada para comerciante no Estado de Alagoas em caminhão Mercedes Benz, emplacado no município de Santa Cruz da Baixa Verde/PE. Durante a abordagem policial, os agentes da PRF receberam do condutor o Documento de Origem Vegetal – DOF, guia do Ibama que autoriza o transporte de madeira.

Buscando a confirmação deste documento, bem como os dados ali inseridos, a fiscalização procedeu à consulta na página eletrônica do Ibama. Como resultado desta busca o sistema retornou a informação segundo a qual aquele documento consultado era inválido ou não existia no sistema de controle.

Depois de confirmado o transporte irregular, foi providenciada a formalização da apreensão da madeira. Em ato contínuo foi acionado o Ibama, representação em Picos, que compareceu ao posto da PRF para assumir a ocorrência e aplicar as sanções administrativas no âmbito desta organização ambiental.

O controle do transporte de madeira pelas instituições de fiscalização é importante para evitar os desmatamentos não autorizados, que poderão levar à formação de áreas degradadas, desertificadas, provocando prejuízos irreparáveis ao meio ambiente.

Fonte: Portal Cidade Verde

COMPARTILHAR