Segundo o PRF Welendal Tenório, o equipamento pode ser usado pela base militar norte americana e é de natureza sigilosa. “O governo Americano e o FBI já acionaram o governo brasileiro para a pirataria do equipamento, onde o motorista consegue falar com qualquer país do mundo”, disse Welendal. O caminhoneiro carregava milho, de Uruçuí para Batalha, quando foi abordado no km 333 da BR-343 em Teresina, pela PRF em uma ação em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
“O diferencial desse aparelho é que está ligado a um satélite norte americano e pode interferir na comunicação da Marinha americana com submarinos, navios e até com as Forças Armadas. A Interpol e o FBI já havia acionado a Polícia Federal sobre o uso desses aparelhos no Brasil”, destacou o PRF. A Polícia vai investigar se o motorista estava usando o equipamento para acionar os caminhoneiros sobre blitzes.
Há 20 dias a PRF realizou uma operação onde apreendeu rádios transmissores, mas este somente agora foi encontrado. “Esse tipo de aparelho tem acionamento remoto que pode ser desligado e assim só é possível verificar com a Anatel”, afirmou Welendal Tenório. Ao ser conduzido, o motorista negou que utilizasse o aparelho e que desconhecia a ilegalidade de possuir um. “Mas, a comunicação é excelente, podendo conversar com outros países em tempo real com som de alta qualidade”, destacou. O caminhoneiro foi preso e levado para a Polícia Federal que deverá enquadrá-lo em uma infração internacional, já que interfere na soberania de um país. O aparelho apreendido também foi encaminhado para a PF.
Fonte: cidadeverde.com – PI