26

ago/2011

Policiais levam reivindicações ao MJ

Representantes da Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais se reuniram nesta quinta-feira, 25, com o secretário executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto. Os policiais levaram ao secretário uma pauta de reivindicações importantes para os servidores e para o DPRF. Além do secretário executivo, estavam presentes o subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração do MJ, Paulo Machado e o Deputado Federal Paulo Rubem (PDT/PE) representando a Frente Parlamentar em Defesa da PRF.

Um dos primeiros temas abordados pelas lideranças sindicais foi o concurso 2009. O grupo demostrou aos representantes do MJ a necessidade de uma solução financeira para o desenrolar do concurso. Os líderes classistas solicitaram a liberação do montante necessário para que o DPRF possa, a partir de outubro/2011, custear as demais fases do concurso, inclusive o curso de formação.

CONTENÇÃO – A contenção de gastos do Governo Federal, adotada em 2011 está causando sérios problemas às atividades operacionais da PRF. Segundo os policiais, muitos projetos de implementação, modernização e manutenção dos sistemas de tecnologia da informação já estão sendo prejudicados em razão da falta de recursos. Conforme informações repassadas ao secretário, se for mantida essa política, notificações de penalidades e de infrações também poderão deixar de serem enviadas aos proprietários dos veículos autuados.

“O arrocho é tanto que algumas Regionais já estão limitando o deslocamento de viaturas, exceto para atendimento de acidentes de trânsito e ocorrências policiais”, diz o presidente da FenaPRF, Pedro Cavalcanti. Em Pernambuco, por exemplo, apenas este mês já foram fechados por falta de recursos e de efetivo, sete postos da PRF. Outros dois serão fechados em Alagoas e em Goiás o posto de Jussara foi fechado por falta de efetivo e este problema ocorre em todo o Brasil.

Para solucionar o problema os policiais cobraram a liberação de crédito extra orçamentário.

Outra reivindicação importante para a categoria é a liberação de limite orçamentário para emendas parlamentares. Muitos deputados e senadores conseguiram aprovar, através de emendas, verbas específicas destinadas às atividades operacionais da PRF de seus estados, porém, o governo não coloca estes recursos em seu limite orçamentário, não havendo o repasse. O resultado é que muitas operações da PRF nestes estados ficam prejudicadas. O grupo pediu ao secretário que o Ministério da Justiça interceda junto a Governo para liberar as verbas que são destinadas pelos parlamentares em favor da PRF.

Os policiais não deixaram de frisar, durante todo o encontro, que a pauta colocada à mesa do MJ atende os anseios e necessidades da categoria.

Luiz Paulo Barreto demonstrou conhecimento sobre a necessidade de participação efetiva por parte do Ministério da Justiça e se comprometeu em buscar uma solução administrativa às demandas apresentadas, inclusive, reconheceu e destacou a importância da PRF na atuação dos Grandes Eventos.

O Deputado Paulo Rubem participou efetivamente do debate e finalizou destacando importância da PRF no cenário da segurança pública nacional.

FenaPRF

COMPARTILHAR