20

abr/2020

PR: PF e PRF estouram depósito com toneladas de maconha, fuzis e pistolas

Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Federal (PF) apreenderam dois fuzis, 14 pistolas, munições e toneladas de maconha acondicionadas em grandes caixas de madeira na manhã desta sexta-feira (17) em Palotina, na região oeste do Paraná.

A droga ainda será pesada, mas provavelmente é a maior apreensão de maconha realizada este ano no estado, e uma das maiores do país.

A investigação teve início a partir de informações levantadas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Foz do Iguaçu (PR). A suspeita inicial era de uma rota de tráfico de armas e drogas que abasteceria a criminalidade organizada que atua no Rio de Janeiro.

Um dos fuzis apreendidos é de calibre 762. O outro, calibre 556. Ambos têm alto poder destrutivo. Também foram apreendidos quatro kits rajada, acessório que transforma pistolas em armas automáticas, além de um pacote de haxixe.

A maioria dos itens apreendidos estava escondida em um galpão, na cidade de Palotina. Durante as diligências, um homem e uma mulher foram presos em flagrante.

A operação conjunta da PF e da PRF cumpriu mandados de busca e apreensão em outros três locais, todos na região oeste do Paraná.

Durante a ação, ao menos três veículos de alto padrão com alerta de roubo foram recuperados: duas caminhonetes e um automóvel de luxo.

Uma das caminhonetes havia sido roubada em maio de 2019, no município de São Gonçalo (RJ). A outra, em Magé, também no Rio de Janeiro, em janeiro do ano passado. Já o carro de luxo foi furtado na cidade de São Paulo (SP), em maio de 2018.

O fato de as duas caminhonetes terem sido roubadas no estado do Rio de Janeiro reforça a conexão entre crimes violentos e o tráfico de armas e drogas.

A ocorrência será encaminhada para a Delegacia da Polícia Federal em Guaíra.

Balanço preliminar da ação conjunta da PF e PRF:

– Sete grandes caixas de madeira com toneladas de maconha (a ser pesada);
– Um pacote de haxixe;
– Dois fuzis, um deles de calibre 762 e outro, 556;
– 14 pistolas;
– 4 kits rajada (acessório que transforma pistolas em armas automáticas);
– Duas pessoas presas (um homem e uma mulher);
– Três veículos com alerta de roubo recuperados (duas caminhonetes e um automóvel de luxo).

Assista ao vídeo da apreensão:

 

Fonte: Agência PRF

COMPARTILHAR